terça-feira, 2 de novembro de 2010

Receitinha para o verão

Resolvi ser um pouco mais dinâmico e não esperar para postar um cardápio com 3 pratos a cada post, ao invés disso vou fazer algo mais parecido com o meu dia a dia, algo mais pontual e dinâmico, afinal, eu moro com meus pais e portanto eu divido a cozinha e as responsabilidades das refeições. Na prática isso significa que os cardápios são feitos a 4 mãos, com uma receita da minha mãe mais um acompanhamento meu mais alguma coisa que sobrou de ontem. Assumindo que é assim que eu cozinho a maior parte do tempo eu vou tentar passar para vocês essas receitas práticas que eu faço pra ajudar no almoço ou às vezes apenas para mim quando estou afim de jantar algo diferente.

O post de hoje é uma receita básica de sorbet, que nada mais é do que uma sobremesa gelada (embora possa ser usada entre os diversos pratos de um jantar para limpar o paladar) feita com uma calda de açúcar e suco de frutas. Essa é uma dica para o verão, uma maneira de ter sempre algo gelado em casa para se refrescar do calor e aproveitar as frutas da estação.

Não vou mentir, esta receita pode demorar cerca de 8h para ficar pronta, mas na verdade você não tem mais do que 30 minutos de trabalho no total, o resto é por conta do congelador.

Vou dar esta receita como uma receita mestre para sorbet de qualquer sabor mas darei as quantidades de alguns sabores que já experimentei para guiá-los. As melhores frutas para usar (além de frutas frescas e nunca polpas congeladas) são as ácidas, pois se a fruta for muito doce o sorbet não vai ficar cremoso. A calda é o segredo para que o sorbet fique com uma consistência cremosa e se ela for diluída demais você vai acabar com um grande bloco de suco congelado. Também pode se adicionar uma dose de alguma bebida alcoólica se desejar, o que também ajuda a deixar o sorbet cremoso.

Sorbet - Receita Mestre

  • 200g (1 xícara) de açúcar
  • 200ml (1 xícara) de água
  • Suco de fruta (200ml de sumo de limão, 350ml de kiwi batido, 400ml de morango batido, 150ml de sumo de maracujá e 1 dose de campari...)


A receita é muito simples mas exige alguma organização. Primeiro coloque um refratário de vidro ou porcelana no congelador, é nele que você vai congelar e servir o sorbet. Misture a água e o açúcar em uma panela e leve ao fogo. Quando levantar fervura diminua o fogo e aguarde 5 minutos antes de desligar. Esprema ou bata as frutas e reserve. Aguarde cerca de 2h para a calda esfriar e misture o suco da fruta. Transfira a mistura para o refratário (que vai estar muito gelado), devolva ao congelador e aguarde cerca de 2h. Neste ponto o sorbet deve ter começado a congelar nas bordas, então, com um garfo, bata vigorosamente para quebrar os cristais de gelo e colocar ar na mistura. Você vai perceber que o sorbet vai empalidecendo. Devolva para o congelador e repita o procedimento pelo menos mais 1 vez, de preferência mais duas vezes até que ele esteja cremoso. Essa cremosidade não dura mais que 2 ou 3 dias, mas nem será necessário bater novamente, certamente já vei ter acabado. Uma nota importante é que a receita fica melhor feita no congelador e não no freezer. A temperatura do freezer é bem mais baixa que a do congelador e mesmo bem aerado ele não ficará cremoso. Se ainda assim for usar o freezer tire o sorbet 10 minutos antes de servir.

P.S. - Eu tenho fotos do sorbet, mas estão tão horríveis que eu tenho vergonha de mostrar. Um dia eu ainda consigo boas fotos de alguma coisa que eu fizer e posto, eu prometo. Ah! E se alguém tiver dicas para fotografar comida eu aceito.

Um comentário:

  1. oi thi,
    vim conhecer o famoso desossando o pato. vou te linkar lá no viciados para poder te acompanhar mais de perto.
    vicidos em patooOOO
    beijoca

    ResponderExcluir