domingo, 21 de março de 2010

TALHARIM VENEZIANO

À medida que eu for escrevendo vocês verão que eu não morro de amores pela Nigella Lawson, acho a comida que ela faz muito pré-preparada, mas confesso que alguns pratos são fantásticos e realmente valem a pena, tanto que alguns deles são bem recorrentes aqui em casa.

Esta receita consiste em um prato principal muito simples e prático (frango assado com talharim), ótimo pra servir para um grande número de pessoas sem ter que se acabar na cozinha, basta se programar um pouquinho.

Ingredientes:

  • 1 pacote de 500g de talharim de boa qualidade
  • Frango assado
    • 1 frango de cerca de 1,5kg 
    • 2 colheres de sopa de manteiga amolecida
    • 2 colheres de sopa de manteiga derretida com 1 colher de sopa de óleo vegetal
    • Sal e pimenta do reino
  • Molho
    • Uvas passa
    • Castanhas de caju ou do pará picadas 
    • Caldo do cozimento do frango
Lave o frango, seque bem, tempere com sal e pimenta, amarre e esfregue a manteiga amolecida pelo lado de fora e leve para assar por cerca de 1h e 20 minutos ou até que, furando a coxa o líquido saia transparente e não rosa. Comece assando o frango em um dos lados por 5 minutos e depois o outro lado por mais 5 no forno a 220 Celsius. Depois coloque o frango com o peito para cima e asse por cerca de 1 hora a 180 graus e veja se já está bom. Se quiser dourar um pouco vire o frango com o peito para baixo e deixe mais 5 minutos. Use a manteiga e óleo para untar o frango a cada 10 ou 15 minutos. Quando a mistura acabar use o caldo da assadeira. Esse é uma receita mestra de frango assado, se tiver o hábito de assar de forma diferente sinta-se a vontade, apenas mantenha os sabores simples. Depois de assado deixe o frango descansar por pelo menos 10 minutos. Enquanto isso faça o molho.

Para o molho eu não coloquei quantidades, use o bom senso. Numa frigideira coloque o caldo da assadeira do frango e junte as passas e as castanhas picadas. Na hora de montar o prato esquente o molho, é só o que precisa ser feito. O molho não deve ser muito e não precisa ser engrossado, ele deve apenas molhar toda a massa mas não deve ficar pingando. Se por um acaso não tiver caldo suficiente na assadeira sugiro dilui-lo com água ou então vinho branco. Quero dizer que para aqueles que como eu não são loucos por passas na comida que experimentem a receita com as passas pelo menos uma vez. As passas realmente tem razão para estar aqui então experimentem por mim.

Agora coloque a água do macarrão no fogo e vá se divertir. É hora de pegar e desfiar todo o frango com as mãos. Acredite, é algo meio catártico desmembrar a ave e separar toda a carne.

A essa altura seu macarrão deve estar quase pronto, o molho aquecido e o frango desfiado. Escorra o macarrão, jogue parte do molho por cima e misture. Junte o frango, misture e por cima jogue o resto do molho. Sirva imediatamente.

Um comentário: