sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Como se manter ocupado durante uma gripe

Cozinhar para mim se tornou mais que um passatempo, mas uma atividade que muitas vezes me mantem são, tanto fisicamente (pela nutrição variada e muitas vezes hipercalórica) quanto mentalmente já que, como dissera antes, tudo que pode dar certo ou errado na cozinha só depende de mim, um pensamento cada vez mais reconfortante.

Esta semana eu acabei pegando uma gripe, uma gripe bem amena para os meus padrões. Então nesses 3 dias de febre e desconforto acabei comendo mal, enjoado de vários sabores, sem apetite para a comida do dia a dia. Vou confessar que na primeira noite, 2 dias atrás, nada que havia em casa conseguiu despertar meu paladar e acabei apelando para um hamburger do Burger King. Não rolou ressaca moral no dia seguinte, mas por mais conveniente e as vezes gostoso, o ocasional hamburger não consegue suplantar o sabor de uma boa comida caseira.

Ontem a noite eu resolvi que testaria uma receita, uma torteleta de morangos. Acredito que todos já tenham comido uma torteleta em uma delicatessen ou padaria. Não são ruins, mas a feita em casa pode ficar muito melhor. Eu desconstruí um pouquinho a receita e fiz em 3 etapas mas eu vou fazer considerações sobre as variações (como se pudesse fazer diferente).


Torteleta de morango

Para a torteleta você precisa de uma massa podre para fazer a base, um recheio de creme patisserie (ou creme francês como muita gente conhece) e uma cobertura, geralmente de frutas frescas e tradicionalmente coberta com uma geléia para evitar que as frutas escureçam ou desidratem mas que nas delicatessens eles usam uma gelatina, o que não faz o menor sentido na minha opinião.

Massa podre doce
  • 500g de farinha de trigo
  • 250g de manteiga sem sal gelada e cortada em cubos
  • 200g de açúcar
  • 50ml de leite gelado
  • 2ovos
  • Canela ou essência de baunilha, chocolate ou outros sabores

Eu sempre digo que minha mão não é boa para fazer massas podres mas apesar do estresse por achar que não ia dar certo mas correu tudo bem. O segredo é fazer a massa o mais rápido que puder para que fique quebradiça e não elástica. Se tiver um processador de alimentos o trabalho fica bem mais simples. Primeiro amasse a manteiga e a farinha até que vire uma farofa homogênea. Junte o açúcar, o leite e os ovos. O sabor fica por sua conta, mas não exagerem, deve ser sutil. Depois de pronta abra a massa em um círculo grosseiro, enrole em papel filme e leve para a geladeira por pelo menos meia hora.

Depois de descansar pegue a massa e abra com o rolo ou com as mãos em uma superfície enfarinhada ou como eu achei mais fácil, diretamente na fôrma de fundo removível ou na fôrma de quiche. Leve a assadeira ao freezer por mais uns 30 minutos, fure a massa algumas vezes com o garfo e leve à prateleira mais baixa do forno a 220 graus por cerca de 20 minutos ou até que ela comece a dourar nas bordas.

Creme Patisserie

Este creme serve bem para torteletas, recheio de bombas e qualquer outra ocasião onde é necessário um creme que se mantenha mais firme. Ainda vou fazer uma postagem falando de todas as variações dos cremes mas hoje ficamos apenas neste.
  • 4 gemas
  • 1/2 a 1 xícara de açúcar (eu não uso muito açúcar, ajuste conforme seu paladar)
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 300ml de leite integral
  • 300ml (1 lata) de creme de leite
  • Baunilha, Conhaque, Kirsch ou Amarula para dar sabor 

Bata as gemas até empalidecerem e junte o açúcar. Continue batendo (use a batedeira se quiser) até que levantando a mistura caia como uma fita (notaram a semelhança com o Crème Brûlèe?) e junte a farinha. Junte o creme de leite e o leite em uma panela e ferva. Adicione aos poucos na mistura de gemas, açúcar e farinha. Devolva a mistura para a panela e misture sempre até chegar ao ponto. A consistência deve ser de um mingau grosso pois quando gelado ele deve manter sua forma. Agora basta escolher o sabor do seu creme, e eu particularmente recomendo usar Amarula. Tive a idéia ao abrir o armário de bebidas daqui de casa e agora não uso outra bebida.

Geléia/Doce/Compota de Morango

Como eu disse, as torteletas geralmente tem frutas frescas arrumadas em círculos concêntricos e besuntadas com uma fina camada de geléia. Eu preferi desconstruir isso e fazer a cobertura com os morangos cozidos, tal como uma compota mas poderia ser uma geléia ou um doce, as mudanças são mínimas.
  • 3 caixas de morangos (cerca de 600g) cortados ao meio
  • 4 colheres de sopa de açúcar (ajuste se necessário)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Essência de baunilha, canela, cravo ou outras especiarias
  • 1/4  limão

Bem difícil! Junte o morango, o açúcar, a manteiga e o que você escolheu para dar sabor (sempre com cautela) e cozinhe por cerca de 30 minutos ou até que os morangos murchem mas se mantenham inteiros. Esprema o limão no final para dar brilho. Se amassar os morangos e aumentar a quantidade de açúcar você terá uma geléia, mas seja qual for a maneira que fizer tenha certeza que não vai durar muito tempo na geladeira.

Montagem

Precisa explicar? Creme na base de massa podre e o doce de morango por cima. Só recomendo deixar tudo esfriar para que a massa não amoleça. Gele e sirva. Delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário