domingo, 20 de fevereiro de 2011

Receitinha rápida para gelar os ânimos

Sabe aquele meu argumento de que a cozinha é legal porque ali tudo que pode dar certo ou errado depende de você? Pois é, nem sempre é assim.

Aqui em casa almoço de domingo é um evento. Meu irmão, minha cunhada e meus sobrinhos estão aqui praticamente todo domingo e às vezes vem mais um casal de amigos. O planejamento começa quase sempre na quinta ou na sexta-feira, ma sugestão ou uma pergunta sobre o que fazer e eu adoro essa parte. 

Nesta semana eu não me envolvi muito porque eu estive gripado mas desde ontem estou melhor e à noite descobri que hoje seria peixe, e como os dias estão muito quentes eu pensei em fazer um sorbet ou experimentar um sherbet, que tem a mesma base mas leva creme de leite. 

Eu acabei saindo ontem à noite sem deixar a sobremesa pronta e ela ainda precisaria gelar. Cheguei às 3 da manhã e ainda tive o trabalho de fazer a calda, resfriando a panela em banho de gelo antes de levar à geladeira. Pela manhã bastava espremer o suco e a calda estando resfriada rapidamente ela congelaria quando levada ao freezer. Não funcionou! Só a pouco ele congelou de fato e além de mostrar que o freezer talvez precise de manutenção me mostrou que mesmo pensando todas as etapas dentro da cozinha às vezes as situações mostram que não estamos 100% no controle.

Sherbet de limão

Já publiquei uma receita mestre de sorbet aqui. A receita segue a mesma base mas leva creme de leite na mistura, o que dá a sensação meio gaseificada, como se tivessem bolhinhas dentro da mistura. É extremamente refrescante então experimentem neste verão.
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de água
  • 1 xícara de suco de limão
  • 1 colher de sopa bem cheia de creme de leite sem soro

Antes de tudo coloque um refratário de vidro ou cerâmica no freezer pois é nele que você vai gelar e servir o sherbet e estando previamente gelado vai fazer com que fique pronto mais rápido (sim, eu fiz isso e ainda assim demorou). Leve a água e o açúcar ao fogo e ferva por 5 minutos. Espere esfriar e adicione o suco de limão e o creme de leite batendo até misturar completamente. Coloque no refratário gelado e quando começar a congelar bata com o garfo duas ou 3 vezes até que esteja completamente gelado.

Um comentário: