segunda-feira, 28 de março de 2011

Mudanças

Demorei mais do que gostaria para voltar a escrever pois embora algumas coisas mudem, outras continuam exatamente do mesmo jeito. 

Tudo começou tem cerca de 1 mês mas vamos começar pela noite de ontem, quando uma grande amiga que agora mora em São Paulo puxou assunto no GTalk. Fazia muito tempo que a gente não se falava e foi ótimo saber que todo o carinho e amizade não haviam mudado mesmo com o afastamento, os sumiços, os problemas... Mas nós mudamos, mudamos de rumo na carreira, nossos relacionamentos mudaram...

Posso dizer que estou sim passando por grande mudanças. Passei de relacionamentos problemáticos e conturbados para um que só me traz felicidade. Hoje penso minha carreira como um equilíbrio entre meus hobbies e minha profissão. Ainda mais drástico é que eu mudei a receita de bolo que eu costumo fazer. Não cheguei a postar mas um bolo que eu sempre faço é um pão de ló com frutas, geralmente uso pêssegos em calda, mas este fim de semana resolvi fazer uma receita similar mas diferente.

Esta receita tem origem na França mas ganhou notoriedade na Inglaterra. Na França é chamado de bolo Quatre Quarts que literalmente quer dizer quatro quartos, em referência aos quatro ingredientes que o bolo leva e ao peso de cada um, um quarto de libra. Na Inglaterra foi chamado de Pound Cake, ou bolo de libra, já que eles usavam uma libra de cada ingrediente. Seja qual for o nome que quiser dar para o bolo a proporção não muda, basta usar o mesmo peso de cada um dos ingredientes e o sucesso está garantido.

Bolo Quatre Quarts ou Pound Cake

  1. 200g de ovos (cerca de 3 grandes)
  2. 200g de açúcar
  3. 200g de farinha com fermento
  4. 200g de manteiga amolecida
  • Raspa de 1 laranja ou essência de baunilha ou de amêndoas
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

Esta receita é muito prática e pode ser toda feita na batedeira em questão de minutos depois que os ingredientes são pesados. 3 ovos grandes devem chegar muito perto de 200g mas caso falte complete com um pouco de água. Deixe uma fôrma previamente untada e enfarinhada e seu forno pré aquecido a 180 graus.  Para esta receita bata primeiro os ovos com o açúcar até que a mistura dobre de volume e então adicione a raspa de laranja ou a essência que preferir. Rapidamente junte a farinha de trigo e quando estiver homogênea junte a manteiga e assim que estiver completamente misturada despeje na fôrma. O bolo deverá ficar pronto em cerca de 45 minutos ou quando enfiar um palito e ele sair completamente seco. Desenforme ainda quente e polvilhe açúcar de confeiteiro em cima. Se desejar use algum recheio ou cobertura, mas não precisa. Excelente para acompanhar um café preto. 

Esta receita é bem prática pois todos os ingredientes são pesados e basta seguir a proporção, ao contrário de outras receitas onde é complicado aumentar e diminuir seu tamanho, aqui basta pesar os ovos e seguir a proporção.

Posso ter mudado minha receita mais costumeira de bolo, mas ainda é bolo e eu ainda como com café preto.


Um comentário:

  1. E a calda de pessego?? Posso adicionar tb?

    Tenho uma formiguinha aqui que adora bolinhos heheheh!!

    Bjs tico!

    ResponderExcluir